sábado, 23 de março de 2013

Paracelso



A medicina após Paracelso

 


A medicina contemporânea passa por diversas transformações no campo tecnológico, assistencial e terapêutico, todo esse avanço não foi motivado somente por cientistas e pesquisadores atuais, devemos lembrar que todas essas conquistas atuais no campo das ciências biológicas evoluem desde Hippocrates, uma das figuras mais importantes na historia da medicina. Nas obras hipocráticas há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, caxumba, pneumonia, tuberculose e outras.
Outro importante idealista nos avanços da medicina e que merece destaque nas mais diversas áreas da saúde é Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, médico, filósofo, alquimista iatroquímico, astrólogo e charlatão suíço, nascido em Eisnsiedeln, na Suíça, revolucionou a medicina de seu tempo ao antecipar a homeopatia e o uso da química no tratamento médico. Em 1515 iniciou uma verdadeira peregrinação de estudos e prática de medicina cirúrgica e de química pela Europa, adotou o nome de Paracelso, que significa superior a Celso (Aulo Cornélio Celso, famoso médico romano do século I). Isso mostra como esse grande sábio suíço estabeleceu grandes estudos de caráter extremamente importante para medicina, mas o que nos chamam atenção é a responsabilidade humanitária protagonizada por Paracelso em enumeras citações descritas sempre relata o poder divino com a arte do saber e da cura. “Fazer todo bem ao teu alcance. Auxilia a todo o infeliz sempre que possas, mas sempre de ânimo forte. Sê enérgico e foge de todo o sentimentalismo”.
"Há um conhecimento que deriva do homem e outro que deriva de Deus por meio da luz da Natureza. Quem não nasceu para ser médico, nunca o será. O médico deve ser leal e caritativo. O egoísta muito pouco fará em favor dos seus enfermos. É muito útil a um médico conhecer as experiências dos demais, mas toda ciência de um livro não é suficiente para tornar um médico, a menos que seja por natureza. Somente Deus dá a sabedoria médica".
Associando todas as suas casuísticas sempre voltadas para novas descobertas usando metais e minerais como Sal, Enxofre e Mercúrio para o tratamento de doenças. Nas doenças encarnativas como o próprio Paracelso denominava as feridas e úlceras, o câncer, as erisipelas só podem ser curadas pelas várias forças mercuriais dos minerais e das plantas.
Paracelso era contrário a várias teorias empregadas por sábios, médicos e religiosos, e por essa virtude todos os seus trabalhos despertavam a fúria e muitos o consideravam um bruxo e que deveria morrer na fogueira, mas isso não aconteceu, pois a cura das doenças sempre estava presente e a população reconhecia o seu trabalho que foi ganhando repercussões extraordinárias.
A morte de Paracelso ainda é um grande mistério e permanece desconhecida até hoje sabe-se que seu falecimento ocorreu no auge dos seus 48 anos de idade, no dia 24 de setembro de 1541, na cidade de Salzburgo na Áustria, sendo enterrado na Catedral de São Estevão. Aproximadamente em 1590 foi transferido para um local de honra no próprio cemitério da Igreja e, em seu túmulo foi colocada uma inscrição de mármore com os dizeres: "Aqui jaz Philippus Teophrastus von Hohenheim. Famoso doutor em medicina que curou toda a espécie de feridas, a lepra, a gota, a hidropisia e outras enfermidades do corpo com ciência maravilhosa."



Italo Seixas Costa

Enfermeiro SAMU-192





Nenhum comentário:

Postar um comentário